A estratégia de contratação de funcionários das empresas precisa ser atualizada à medida que a sociedade muda e novas tecnologias são incorporadas aos processos de trabalho. Questões que não faziam sentido alguns anos atrás passam a ser obrigatórias na pauta de contratações das grandes corporações – caso da busca pela diversidade.

O relatório Job & Hiring Trends for 2020, publicado pelo time de pesquisa econômica do Glassdoor, aponta quais são as principais tendências que serão colocadas em discussão na hora de contratar novos colaboradores. Essas políticas também se aplicam na hora de reter talentos.

“Estamos vivendo uma revolução no campo da tecnologia em recursos humanos. A inteligência artificial passou de um sonho especulativo para um conjunto crescente de aplicativos de RH acessíveis e fáceis de usar”, diz o relatório assinado pelo economista-chefe Andrew Chamberlain.

Veja abaixo quais as principais tendências de RH para 2020, segundo a Glassdoor.

1 – Inteligência artificial como parceira de gestão

Já existe a possibilidade de usar inteligência artificial para tarefas de gestão, como feedback em tempo real aos funcionários, monitoramento de desempenho e automatização de tarefas rotineiras dos líderes de equipe. Com isso, os gerentes podem se concentrar na estratégia, criatividade e mentoria, oferecendo uma poderosa vantagem competitiva para empresas capazes de aproveitar essa tendência.

2 – Início de uma década culture-first

A cultura do local de trabalho será um elemento central para as empresas. Em um mundo cada vez mais atento à transparência e responsabilidade corporativa, uma cultura forte não é mais um detalhe interessante, mas sim uma estratégia de negócios.

A questão da cultura é fator-chave para recrutar e reter os melhores talentos. Uma pesquisa recente do Glassdoor confirmou que os profissionais têm valorizado mais a cultura de uma empresa do que o próprio salário.

3 – Desaceleração econômica

Vez ou outra surge um relatório dizendo que o mundo está à beira de uma desaceleração econômica. Fatos como a guerra comercial entre EUA e China ou a tensão entre EUA e Irã só agravam essa percepção. De acordo com o relatório, as empresas precisam se preparar para saber como reagir em cenário desses.

“A primeira lição sobre a contratação durante uma recessão é que a atração de talentos ainda será um grande desafio, visto que a oferta aumenta, mas os talentos de qualidade ficam mais escassos. É nesse momento que o RH deve apostar nas fontes que entregam candidatos de qualidade”, diz o estudo.

4 – Diversidade e inclusão serão prioridade

2020 deve ser o ano em que a diversidade pautará contratações para a alta e média gerência. Com isso, a expectativa é que as contratações tragam líderes cada vez mais alinhados com esse propósito e que ajudarão a levar essa missão adiante.

5 – Baby boomers ficam cada vez mais tempo no mercado

A reforma da Previdência, que aumentou o tempo necessário para a aposentadoria, e a ampliação da expectativa de vida levam para os RHs uma questão: como lidar com os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964).

Segundo a Glassdoor, a força de trabalho que mais crescerá na próxima década é a dos baby boomers. Por isso, o relatório diz que a tendência é que as empresas passem a valorizar cada vez mais os diversos benefícios em absorver esses talentos. Além da óbvia vantagem de se poder contar com profissionais experientes e maduros, uma força de trabalho mais heterogênea nesse sentido também significa maior diversidade cognitiva – um fator valioso para impulsionar a criatividade e a inovação.

6 – Maior presença do celular na hora da contratação

Em 2020, as empresas deverão simplificar seus sistemas de candidaturas, tornando a experiência móvel mais fácil e amigável para os profissionais, sob o risco de perder bons candidatos por conta de burocracia, formulários gigantes ou sites de difícil navegação.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.