Se você é estudante e está pensando em começar a trabalhar como aprendiz ou estagiário, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) recomenda que você comece a procurar já. De acordo com a entidade, a chance de conseguir uma vaga nos primeiros três meses do ano é 31% maior do que nos demais períodos.

Segundo o CIEE, isso acontece em virtude das vagas sazonais. É nesse período que se concentra o encerramento de contratos bem como a abertura de vagas após a formatura dos atuais estagiários. As empresas, portanto, iniciam o ano buscando estudantes que possam suprir essas vagas, concentrando as oportunidades.

Qual é a estimativa do CIEE? A entidade projeta que 85 mil novas vagas de estágio e aprendizagem sejam abertas até o final de março. No entanto, é importante registrar que o jovem interessado em preencher alguma dessas oportunidades deve se apressar, uma vez que já estamos na metade do trimestre.

Perspectivas para 2020. As entidades do setor estimam que em momentos de retomada da economia as contratações de estagiários e aprendizes são aceleradas de forma mais rápida do que a de vagas efetivas, por embutirem um risco de custo menor caso a expectativa se frustre.

Os cursos que concentram as oportunidades são os mais tradicionais, como Direito, Pedagogia e Administração. Em seu balanço de 2019, no entanto, o CIEE manifestou a preocupação com a falta de interesse em tecnologia, onde há demanda crescente.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.