Em tempos de coronavírus, o home office (trabalho remoto de casa) e as videoconferências vieram para ficar. O 6 Minutos separou seis dicas para você fazer bonito na próxima reunião à distância com sua equipe.

1) Ilumine seu rosto

Quer aparecer bem na tela? O primeiro passo é cuidar da luz. O erro mais comum é apontar a câmera do laptop para uma janela ou para uma lâmpada. Para compensar o brilho excessivo, a webcam acaba escurecendo o que está em primeiro plano. No caso, o seu rosto. Também não fique imediatamente abaixo de fontes de luz, pois o resultado serão sombras no nariz e nos olhos. A melhor forma de obter uma iluminação perfeita é sentar-se de frente para uma janela ou acender um abajur atrás da tela do laptop.

2) Cuidado com o fundo

Pense na composição da imagem. Além do seu rosto, outros elementos estarão na tela. Não custa nada arrumar a bagunça atrás da câmera ou escolher um fundo que seja bonito e interessante. Que tal um quadro ou uma prateleira com livros? Só cuidado para não exagerar. Muita informação visual pode tirar a atenção de quem está falando com você.

3) Câmera na altura dos olhos

Uma videoconferência emula uma conversa presencial. Portanto, o ideal é que a câmera do laptop esteja na altura dos seus olhos. Isso ajuda a manter a naturalidade da conversa e evita a imagem de baixo para cima — um ângulo que não favorece praticamente ninguém. Para conseguir isso, eleve seu computador com uma pilha de livros ou abaixe sua cadeira o máximo que puder.

4) Ouça e seja ouvido

A dica elementar é ficar longe de ambientes com ruído. Se não conseguir evitar áreas com movimento, prefira locais com tapetes ou pisos acarpetados, que ajudam a abafar o som de passos. Outra dica é utilizar um fone de ouvido com microfone embutido. Por estar próximo à boca, ele capta menos ruídos do ambiente.

5) Coloque-se no centro da imagem

É básico, mas não custa lembrar. Centralize seu rosto, sem deixar muito espaço acima da cabeça.

6) Sua roupa faz diferença

Nada de pijamas e camisetas furadas. Também não exagere no formalismo, ninguém usa terno e gravata em casa. Roupas simples, sem estampas, de cores escuras, costumam ser as opções mais certeiras.

E uma dica extra: relaxe e sorria. Esqueça que está diante de uma câmera e seja natural. Um sorriso faz toda a diferença e ajuda a compensar eventuais dificuldades impostas pela comunicação à distância.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.