A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) incluiu o exame sorológico para covid-19 na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. Isso significa que os planos e seguros de saúde são obrigados a cobrir as despesas com esse teste de seus usuários.

A obrigação de cobrir esse teste está em vigor desde ontem, mas não basta chegar ao laboratório e pedir a realização do teste. Veja roteiro preparado pelo 6 Minutos para saber como realizar o exame sorológico para covid-19 pelo plano de saúde:

Pedido médico

Não vale chegar no hospital ou laboratório e pedir o exame. É preciso que o usuário tenha um pedido médico solicitando o exame.

Tem que ter sintomas específicos

O plano ou seguro saúde são obrigados a cobrir o exame desde que o usuário tenha um dos quadros clínicos abaixo:

  • Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave: desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

Os planos de saúde já estimaram o custo da nova cobertura? A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) diz que não vai falar de custos, mas que o setor cumprirá a decisão da ANS.

Essa cobertura pode cair? Sim. A Abramge diz que essa cobertura “foi incorporada por uma decisão judicial que ainda está sub judice e, portanto, pode ser revista”.

Há críticas em relação à adoção do exame? Sim, ela foi considerada precipitada. “Mesmo em períodos de epidemias, como o caso de zika vírus em 2016, a agência reguladora fez análises técnicas para embasar tais incorporações, ao contrário desta última inclusão”, diz a Abramge.

Qual é o exame sorológico? É aquele coletado por sangue, soro ou plasma. Como a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, esse tipo de teste é indicado a partir do oitavo dia de início dos sintomas.

E o outro exame? Os planos de saúde já cobrem o teste RT-PCR, que coleta amostras pelo nariz e pela garganta, desde março.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.