A pandemia do coronavírus está causando mudanças no comportamento do brasileiro em diferentes áreas. Embora as medidas mais radicais de contenção só tenham começado a entrar em vigor nos últimos dias, como o fechamento do comércio e de parques, boa parte da população já modificou seus hábitos diante da crise que se aproximava.

É o que revela um estudo da Kantar, consultoria especializada em dados e inteligência de mercado, com 542 domicílios entre os dias 16 e 19 deste mês. A pandemia já mobiliza a maioria ampla da população: 8 em cada 10 brasileiros (77% dos entrevistados) se disseram muito preocupados com o coronavírus. Veja outras conclusões:

O que os brasileiros pretendem fazer como hábito de consumo:

  • 27% – Comprar mais alimentos saudáveis e nutritivos
  • 21% – Comprar mais alimentos frescos
  • 21% – Comprar mais produtos de limpeza
  • 20% – Estocar alimentos básicos, como arroz, carnes etc.
  • 20% – Comprar remédios para gripes e resfriados.

Os brasileiros estão mais reclusos em suas casas e ambientes de trabalho:

  • 74% disseram sair somente para o necessários, como fazer compras no supermercado
  • 67% deixaram de ir a bares e restaurantes
  • 66% deixaram de frequentar parques e shoppings.

E assistem mais televisão, especialmente os adolescentes (crescimento da audiência):

  • 12 a 17 anos: +24%
  • 35 a 49 anos: +15%
  • 25 a 34 anos: +12%
  • 18 a 24 anos: +10%
  • +50 anos: +10%

São dados de aumento da audiência na última terça (dia 17) em relação à média no mesmo dia da semana desde o início de 2020.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.