O recém-anunciado acordo de parceria entre a Gol e a American Airlines começa a surtir efeitos para os passageiros. Clientes do Smiles, o programa de fidelidade da companhia brasileira, estão liberados para usar suas milhas para resgatar passagens da companhia americana com destinos aos Estados Unidos.

A mudança com a inclusão da American Airlines passou a vigorar nesta segunda-feira (dia 10).

Quais são os destinos disponíveis? Inicialmente, clientes da Smiles poderão resgatar passagens da American para cerca de 30 cidades do país, incluindo alguns dos destinos mais visitados pelos brasileiros, como Miami, Dallas/Fort Worth, Los Angeles, Nova York, Chicago, Filadélfia, Phoenix e Washington DC.

Haverá acesso a mais cidades? Segundo a Smiles, sim.  A companhia americana opera mais de 6.800 voos diários, para mais de 365 destinos em 61 países, e a tendência que novas cidades sejam disponibilizadas.

Como faço para resgatar? Caso tenha milhas suficientes para a emissão do bilhete aéreo, o resgate de passagem poderá ser realizado no site ou no aplicativo do programa Smiles. Será possível emitir só com milhas ou com o formato de resgate de passagens que combina milhas e pagamento de valor por meio de cartão de crédito.

O que é o acordo que a Gol acertou com a American Airlines? É um acordo de compartilhamento de voos, conhecido em inglês como codeshare. Passageiros que comprarem passagens da Gol para os Estados Unidos poderão embarcar em aviões da American Airlines e vice-versa. Na prática, as duas companhias poderão vender bilhetes para o mesmo voo e isso inclui conexões para destinos no Brasil e nos EUA.

Com a parceria, que precisará de aprovação das autoridades brasileiras e americanas, os passageiros que viajarem a partir dos EUA terão acesso a 53 voos da Gol a partir do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Fortaleza.

Para os brasileiros, a companhia oferecerá conexões com a American Airlines em Orlando, Miami, Boston, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, Nova York e Washington, entre outras, em 540 operações.

O que mais deve ser oferecido? Em breve, clientes Smiles e AAdvantage, o programa de fidelidade da American Airlines, que voarem nas rotas incluídas no acordo de codeshare poderão também acumular e resgatar milhas por qualquer uma das duas companhias aéreas. Essa é a primeira fase do projeto.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.