Atualizada no dia 04/02, às 20h16

“Tudo que você pode pagar para a Azul em reais, você vai poder pagar em pontos”, sintetiza João Gabriel Ribeiro, gerente de marketing do programa de fidelidade TudoAzul. Por “tudo”, Ribeiro se refere às passagens aéreas, é claro, mas também aos serviços adicionais oferecidos pela companhia, como marcação antecipada de assentos, franquia de bagagem e assentos com espaço extra.

Trata-se de um movimento de mercado que também foi colocado em prática pela Gol e seu programa de fidelidade, o Smiles. No radar das companhias aéreas está a busca por incentivar a recorrência do consumidor, ou seja, que ele use mais os serviços, e dar mais um passo para coibir o mercado de venda de milhas para terceiros.

Franquia de bagagem, que as companhias passaram a poder cobrar no Brasil, é um dos serviços agora oferecidos com pontos dos programas de fidelidade Crédito: Shutterstock

“Ajuda o cliente a aproveitar integralmente as milhas, o que consequentemente reduz a quantidade de milhas perdidas e aumenta a satisfação do cliente. Claro que quanto mais o cliente puder usar as milhas para resgatar produtos e serviços dentro do próprio programa, menos ele vai precisar procurar outras formas de usá-las”, argumenta Túlio Oliveira, diretor-executivo de alianças aéreas, pricing, inovação e CRM da Smiles.

Recentemente, a Azul alterou o regulamento do seu programa de fidelidade e limitou o número de pessoas para as quais podem ser emitidas passagens, um duro golpe no mercado secundário de milhas (saiba mais). Segundo Ribeiro, do TudoAzul, a companhia não pretende com isso aumentar a expiração desses pontos, sob pena de perder clientes no longo prazo, e por isso diversificou o cardápio de utilização das milhas.

Trabalhamos para reduzir ao máximo a expiração dos pontos. Quando o ponto expira, o programa tem uma vantagem financeira imediata, mas a longo prazo é ruim, porque o consumidor acaba se frustrando e tem uma tendência menor de voltar a consumir”, diz.

Das três principais companhias brasileiras, a Latam é a exceção e não oferece o serviço. Em nota enviada ao 6 Minutos, o programa Latam Pass (antigo Multiplus) afirma que seus clientes podem, no entanto, utilizar “um amplo portfólio de produtos e serviços de parceiras que podem aprimorar e complementar a sua viagem, como aluguel de carros e reserva de hoteis, entre outros”.

Serviços oferecidos. Em comum, os programas Smiles e TudoAzul oferecem a possibilidade de utilizar os pontos para a marcação antecipada de assentos, o espaço adicional entre os assentos, a franquia de bagagem, que é o despacho de malas no voo, e passagens aéreas de companhias parceiras.

A Gol permite o uso da pontuação também para a taxa de embarque e a contratação de seguro viagem.

Os preços cobrados variam de acordo com os parâmetros usuais do setor aéreo, como rota e antecedência de compra. Na Azul, o produto mais barato são as passagens com parceiras, que podem ser encontradas a partir de 1.000 pontos, e o mais caro são os assentos especiais em voos internacionais, a partir de 15.000 pontos.

Já na Smiles, um dia de seguro viagem é vendido a partir de 190 milhas, a depender da categoria do cliente. O espaço adicional (Gol+Conforto) é o serviço mais caro, a partir de 4.800 milhas, segundo a empresa.

Veja abaixo a relação dos serviços oferecidos e as faixas de pontuação estabelecidas, segundo as empresas.

ServiçoAzul/TudoAzulGol/Smiles
Bagagem despachadaA partir de 3.500 pontos (disponível nos próximos dias)4.500 milhas (para a primeira compra antecipada pelo site)
Espaço adicional em voos nacionaisA partir de 3.000 pontosA partir de 4.800 milhas
Espaço adicional em voos internacionaisA partir de 15.000 pontosA partir de 4.800 milhas
Marcação antecipada de assentosA partir de 2.000 pontos"Depende da tarifa comprada e do destino". Simulação para ponte aérea na tarifa light: 1.200 milhas
Passagens de companhias parceirasA partir de 1.000 pontosA partir de 3.500 milhas
Seguro viagemNão ofereceA partir de 190 milhas/dia
Taxa de embarqueNão ofereceA partir de 2.900 milhas ou 800 milhas + R$ 27

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.