Por mais de duas décadas, os cartões de crédito de companhias aéreas ofereceram aos consumidores uma fórmula simples: gaste um dólar, ganhe uma milha, pague uma taxa anual e volte a gastar. Se você fizesse tudo certinho, conseguiria pelo menos uma passagem gratuita todos anos, apenas fazendo compras diárias.

O problema? Novos e poderosos cartões de recompensa, como o Platinum Card da American Express e o Chase Sapphire Reserve — o primeiro disponível no Brasil, e o segundo, apenas nos EUA –, começaram a oferecer vantagens maiores e resgates mais rápidos, deixando companhias aéreas e emissoras de cartões de crédito para trás.

Considere também os programas de passageiro frequente (frequent flyer) já não tão populares — que começaram a priorizar os dólares gastos em vez das milhas voadas — e é fácil entender por que os cartões bancados por companhias aéreas perderam o apelo.

Mas agora há uma nova geração de cartões de crédito de companhias aéreas. Não são para qualquer um, e essa é a chave. Com novas oportunidades de pontos e benefícios valiosos tanto para quem viaja frequentemente como para quem viaja muito pouco, os novos cartões são uma tentativa ambiciosa de atrair novos clientes, segurar os existentes e consolidar a fidelidade.

Benefícios mais amplos

O primeiro passo para a mudança foi parar de pensá-los apenas como cartões de companhias aéreas e vê-los mais amplamente como cartões de viagens. “Ao decidir quais benefícios adicionar, precisamos analisar o setor”, diz Luc Bondar, presidente do MileagePlus, programa de benefícios da United Airlines. Isso significa adicionar bônus para compras além de voos e atender de forma mais integrada e abrangente o viajante frequente.

Companhias aéreas reformulam programas de benefícios ligados a cartão de crédito
Crédito: Shutterstock

Um exemplo é o cartão United Explorer do Chase, que oferece aos titulares o direito de ganhar duas milhas para cada dólar gasto em hotéis e restaurantes — uma categoria que o fundador do Points Guy, Brian Kelly, diz que se tornou especialmente importante para os cartões de companhias aéreas. O Points Guy é um site especializado em viagens e em analisar e oferecer as melhores ofertas em programas de fidelidade.

Mas tão crucial quanto isso, de acordo com Kelly, é “melhorar as vantagens específicas de uma companhia aérea, como malas despachadas sem custos, embarque prioritário e possibilidade de ganhar milhas de elite”.

Para esse fim, o United Explorer agora oferece um desconto de 25% em todas as compras durante voos e créditos para aplicativos como o Global Entry (programa que oferece acesso facilitado de turistas aos Estados Unidos) e o TSA PreCheck (um processo prévio de inspeção de segurança de passageiros nos aeroportos).

(Com o 6 Minutos)

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.