Você é daquelas pessoas que fogem do amigo secreto (também conhecido como amigo oculto) de todas as formas? Fique sabendo você está desprezando uma importante fonte de receita para a economia.

Quatro em cada dez brasileiros (42% das pessoas) devem participar da brincadeira neste fim de ano, segundo pesquisa realizada em todas as capitais pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Um ano atrás, essa intenção era de 33%. Se essa previsão for confirmada, o amigo secreto vai movimentar R$ 7,5 bilhões em consumo na economia brasileira.

Quer saber mais sobre o perfil do amigo secreto no Brasil? Veja os resultados da pesquisa:

  • 59% dizem que vão participar porque gostam da brincadeira (é a principal razão citada)
  • 12% dizem que só participam para não serem vistos como antissociais
  • 39% vão participar de dois amigos secretos
  • 72% dos amigos secretos serão entre familiares (é a forma mais comum)
  • R$ 67,70 é o valor médio do presente dos brasileiros neste ano
  • 48% dos que não vão participar dizem que a razão é que não gostam da brincadeira.

Você leu a matéria e ficou animado para chamar os familiares ou amigos para participar da brincadeira? Calma que tem um alerta: “A brincadeira pode ficar cara se o consumidor decidir entrar em todos os amigos secretos do seu círculo de convivência. Vale analisar se esse dinheiro não fará falta no fim do mês, comprometendo assim o pagamento das contas”, orienta José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.