Em 1981, a Milton Bradley lançou o que pode ter sido o jogo de tabuleiro mais popular da geração X (nascidos entre o início da década de 1960 e o final da de 1970) de todos os tempos. A Dark Tower (Torre Negra) — com luzes pisca-pisca e efeitos sonoros emanados de uma torre de plástico — foi um enorme sucesso entre as crianças nos Estados Unidos. Tinha até seu próprio comercial de televisão, um pouco estranho, com o cineasta Orson Welles.

Quatro décadas depois, essas crianças agora entram na meia-idade, algumas com filhos, cujas mãos parecem ter sido soldadas nos smartphones. Talvez por nostalgia ou pela tentativa de cativar os filhos, a geração X agora olha para uma época em que a diversão não exigia uma tela brilhante.

Mas o que era divertido no passado pode não ser no século 21, e jogos favoritos da infância provavelmente se desintegraram no sótão da casa dos pais.

Versões mais complexas

A Restoration Games é uma das várias fabricantes de jogos de tabuleiro que tentam capitalizar o renascimento dos jogos de mesa. A Restoration está reformulando e reeditando alguns dos jogos mais valiosos do passado, tanto para os melancólicos da geração X quanto para seus filhos mais exigentes.

A Hasbro fez o mesmo com o Monopoly (conhecido aqui como Banco Imobiliário) há alguns anos. O War também foi lançado em aplicativo para Android e iOS para os nostálgicos.

O relançamento da Dark Tower pela Restoration incorpora um aplicativo no gameplay e sua torre, com símbolos brilhantes que revelam locais inimigos e atribuem missões. É mais complexa do que a versão antiga. A torre também pode derrubar pequenas caveiras de plástico no tabuleiro do jogo, sempre um mau sinal para alguém.

“Tivemos que descobrir como torná-lo impressionante em 2020”, disse Rob Daviau, cofundador da Restoration. Daviau passou três anos aperfeiçoando a nova versão com uma equipe de codesigners.

Essa equipe contou com Isaac Childres, que criou o Gloomhaven, o título de melhor classificação no Board Game Geek, a maior comunidade de jogadores da Internet.

“Você quer reviver sua infância ou compartilhar a infância com seus próprios filhos”, disse Daviau. “Vemos isso nos filmes, na Broadway, na televisão: a constante reinicialização das coisas do passado.”

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.