Sol, praias, diversão e uma efervescência cultural pouco vista em outros lugares dos Estados Unidos: é isso o que é a região da cidade de Miami, no estado da Flórida.

Amado por brasileiros, este destino do território norte-americano tem quase todas as ferramentas para alegrar as férias de qualquer turista.

Lá, você pode se divertir tanto em lugares mundialmente conhecidos (como a animadíssima via Ocean Drive, em Miami Beach) como em áreas menos célebres entre os viajantes estrangeiros, como o aquário surreal do Phillip and Patricia Frost Museum of Science (já ouviu falar nele?).

A seguir, veja um passeio imperdível e três atividades inusitadas para fazer em Miami e arredores.

Atração imperdível: Miami Beach

Vista aérea da orla de Miami Beach
Crédito: Divulgação/VISIT FLORIDA

Em um tour por Miami e arredores, comece curtindo as lindas praias e paisagens urbanas de Miami Beach.

É aqui que se localiza, por exemplo, a célebre orla de South Beach, com uma areia clarinha para pegar um bronze em um dia de sol e um fotogênico conjunto de edifícios de arquitetura art déco, que se concentram principalmente na charmosa via Ocean Drive (reserve alguns minutos para observar a estrutura do icônico Colony Hotel.

O local é também um sonho para quem gosta de fazer comprinhas, com centros comerciais completos como o Lincoln Road Mall.

Para uma agradável caminhada ao ar livre, vá até a área litorânea chamada South Pointe, onde há uma praia e um parque.

E, para os baladeiros, Miami Beach é também um recanto de diversão, com vários bares e baladas entre a Ocean Drive e a via Lincoln Road.

Little Havana: Charuto, salsa e santería

Senhores cubano-americanos jogam dominó na Calle Ocho, em Little Havana
Crédito: Peter W. Cross e Patrick Farrell/VISIT FLORIDA

Habitado por famílias de cubanos que fugiram da revolução e do governo de Fidel Castro, Little Havana é uma das regiões mais interessantes de Miami.

Faça um passeio pela rua Calle Ocho (que atravessa a área) e curta a paisagem marcada por lojas de charutos, clubes de salsa e restaurantes servindo receitas típicas como “moros y cristianos”, prato à base de arroz, feijão, toucinho e pimenta amado pelos cubanos.

Na região da Calle Ocho há também fascinantes lojas vendendo produtos relacionados aos rituais da santería, a religião sincrética caribenha que se assemelha ao candomblé.

Outra parada divertida do tour é o parque Máximo Gomez, no qual senhores cubanos se reúnem para jogar dominó e bater-papo de maneira extremamente animada.

E é lógico que política que não pode ficar de fora de Little Havana: na esquina da Calle Ocho com a Avenida 13, há um memorial que homenageia a Brigada 2506, que, treinada pela CIA e composta por cubanos exilados nos Estados Unidos, tentou invadir Cuba (e tomá-la de Fidel Castro) no fracassado ataque à Baía dos Porcos em 1961.

Frost Museum of Science: Aquário de ficção científica

Frost Museum of Science reúne aquário e planetário em Miami
Crédito: Divulgação/VISIT FLORIDA

Localizado em Miami, este museu tem um aquário de três andares que joga o visitante em ambientes dignos de filmes de ficção científica.

No local, é possível admirar a fauna marinha que existe no trecho oceânico que banha o sul da Flórida, com direito a tubarões, raias e peixes coloridíssimos.

O grande destaque do local é o seu piso inferior, onde o público fica sob uma abertura arredondada gigantesca e pode observar, de ângulo privilegiado, alguns dos animais do aquário nadando sobre suas cabeças.

E o museu ainda possui um planetário com imagens do universo em altíssima resolução.

Venetian Pool: Para se refrescar em grande estilo

A Venetian Pool é uma piscina aberta à visitação, mas a entrada é paga
Crédito: Trevor Green/VISIT FLORIDA

A Venetian Pool é uma atração que fica em Coral Gables, na região metropolitana da cidade de Miami.

Trata-se de uma piscina enorme que foi construída 1923 e que é alimentada pela água cristalina de um aquífero que existe na área (e que, no verão e na primavera norte-americanos, é trocada diariamente).

O cenário da piscina é decorado por duas torres, grutas, uma ponte, palmeiras e duas quedas d’água artificiais, em um ambiente cheio de estilo para curtir um dia de sol na região de Miami.

É um ótimo lugar para levar crianças. A entrada é paga. Para saber sobre os horários de funcionamento, acesse o site.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.