Acabou a espera. Na manhã desta segunda (13), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou todos os indicados ao Oscar 2020, principal prêmio da indústria global do cinema. A entrega dos prêmios acontece no dia 9 de fevereiro, um domingo, a partir das 22h (horário de Brasília)

O campeão de indicações foi Coringa, de Todd Phillips, com 11. Além do longa sobre um dos grandes rivais do Batman, outros três filmes chegaram perto e foram escolhidos para 10 categorias: Era Uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino, O Irlandês, de Martin Scorsese, e 1917, de Sam Mendes. Nesta edição, o Brasil concorre ao prêmio de Melhor Documentário em Longa Metragem com Democracia em Vertigem, de Petra Costa.

Para ajudar você a cumprir a maratona de assistir ao maior número de filmes que estão na corrida do Oscar, o 6 Minutos preparou um pequeno guia que mostra como assistir as principais produções nas diversas plataformas disponíveis, como as salas de cinema, os serviços de streaming e os canais por assinatura.

Coringa

O filme estrelado por Joaquin Phoenix é o que tem mais opções para ser visto: recentemente foi lançado em DVD e Blu-ray, além de estar disponível em diversas plataformas de streaming tanto para aluguel como para compra: iTunes, Google Play Filmes, Net-Claro Now e Vivo Play. Os preços variam conforme a modalidade e serviço escolhido. Além disso, ainda há alguns (poucos) cinemas exibindo o longa da DC. Consulte a programação da sua cidade.

(Indicado para Melhor Filme, Ator (Joaquin Phoenix), Fotografia, Figurino, Direção (Todd Phillips), Edição, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora Original, Edição de Som, Mixagem de Som e Roteiro Adaptado)

Era Uma Vez em… Hollywood

O nono filme do cultuado diretor Quentin Tarantino saiu do circuito comercial de cinema, mas já pode ser visto em diversas plataformas de streaming: iTunes, Google Play Filmes, Net-Claro Now e Vivo Play. Os preços variam conforme a modalidade e serviço escolhido. Além disso, também está disponível em DVD e Blu-ray.

(Indicado a Melhor Filme, Ator (Leonardo di Caprio), Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Fotografia, Figurino, Direção (Quentin Tarantino), Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som e Roteiro Original)

O Irlandês

Produção da Netflix, o filme estrelado por Robert de Niro e dirigido por Martin Scorsese pode ser visto somente na plataforma de streaming.

(Indicado para Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci), Fotografia, Figurino, Direção (Martin Scorsese), Edição, Design de Produção, Efeitos Visuais e Roteiro Adaptado.

1917

Filme de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial começa a ser exibido no circuito comercial brasileiro a partir de 23 de janeiro.

(Indicado para Melhor Filme, Fotografia, Direção (Sam Mendes), Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora, Design de Produção, Edição de Som, Mixagem de Som, Efeitos Visuais e Roteiro Original)

Democracia em Vertigem

Mais uma produção original da Netflix, o documentário dirigido por Petra Costa retrata o processo de impeachment sofrido pela então presidente Dilma Rousseff em 2016 a partir da experiência pessoal e política da diretora. Para assistir ao longa, acesse https://www.netflix.com/br/title/80190535.

(Indicado para Melhor Documentário em Longa Metragem)

Adoráveis Mulheres

Mais uma adaptação para o cinema de Mulherzinhas, romance clássico de Louisa May Alcott, o longa dirigido por Greta Gerwig (a mesma de Lady Bird), conta a história de quatro irmãs adolescentes que moram com a mãe e amadurecem nos Estados Unidos nos tempos da Guerra de Secessão. Ele está em cartaz no circuito comercial desde 9 de janeiro. Consulte a programação de sua cidade.

(Indicado a Melhor Filme, Atriz (Saoirse Ronan), Atriz Coadjuvante (Florence Pugh), Figurino, Trilha Sonora e Roteiro Adaptado)

História de um Casamento

Também uma produção original da Netflix, o filme dirigido por Noah Baumbach conta a história, o drama e as descobertas do casal formado por Nicole e Charlie, que acabam de decidir pela separação. Para assisti-lo, acesse https://www.netflix.com/br/title/80223779.

(Indicado a Melhor Filme, Ator (Adam Driver), Atriz (Scarlett Johansson), Atriz Coadjuvante (Laura Dern), Trilha Sonora e Roteiro Original)

Parasita

Primeiro longa sul-coreano a ser indicado como Melhor Filme, a produção dirigida por Joon Ho Bong é uma das grandes surpresas dessa edição do Oscar. Para assistir à história tragicômica do abismo social entre duas famílias bem diferentes que se veem ligadas por um misto de oportunismo e dissimulação, você terá de ir ao cinema. E corra: como está em cartaz desde 7 de novembro do ano passado, há poucas salas exibindo o filme.

(Indicado a Melhor Filme, Direção (Joon Ho Bong), Edição, Filme em Língua Estrangeira, Design de Produção e Roteiro Original)

Jojo Rabbit

A mistura de humor negro e sátira com temas tão sérios quanto Adolf Hitler, o Nazismo e a Segunda Guerra Mundial colocaram muitos holofotes no filme escrito e dirigido por Taika Waititi (do blockbuster da Marvel Thor: Ragnarok). Sua estreia no circuito comercial brasileiro está marcada para 6 de fevereiro, pouquíssimo tempo antes da entrega dos Oscars, que acontece no dia 9 do mesmo mês.

(Indicado a Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Scarlett Johansson), Figurino, Edição, Design de Produção e Roteiro Adaptado)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.