Aeroportos são sinônimo de estresse e desconforto para muitos passageiros – e com razão.

Os terminais que dão acesso às aeronaves, afinal, costumam ser ambientes barulhentos, apinhados de gente e com poucos espaços agradáveis para o viajante relaxar antes de pegar seu voo.

Mas, no meio de tanta balbúrdia, é possível encontrar, às vezes, verdadeiros recantos de paz, luxo e comodidade, perfeitos para esperar o avião.

São as chamadas salas VIP das companhias aéreas, que oferecem um ambiente com comida, bebidas, conexão rápida de internet, televisores e muitas áreas para esticar as pernas.

São ambientes que existem em grandes aeroportos do mundo e que, logicamente, não estão abertos para todos os mortais. Porém, vale a pena frequentá-los caso você tenha condições para isso.

A seguir, conheça sete das mais incríveis salas VIP do mundo.

Lufthansa

A sala VIP First Class Terminal da Lufthansa, no aeroporto internacional de Frankfurt, na Alemanha
Crédito: Divulgação/Lufthansa

A companhia aérea alemã Lufthansa tem uma área VIP chamada First Class Terminal no aeroporto de Frankfurt, localizado na Alemanha e um dos principais pontos de conexão de voos da Europa.

Trata-se de um espaço onde o passageiro pode esperar seu voo estirado em confortáveis poltronas de couro, bebericar drinques em um bar de mármore e jantar em mesas à meia luz, tudo envolto por uma atmosfera de exclusivade.

Acessível principalmente a passageiros da primeira classe e do programa de fidelidade HON Circle, o First Class Terminal também possui estações de trabalho, chuveiros e áreas de descanso com sistema acústico que diminui o barulho do ambiente, além de opções de entretenimento infantil.

E os clientes ainda podem ser transportados diretamente para a aeronave a bordo de carrões de luxo, como o Mercedes-Benz S-Class ou o Porsche Cayenne.

United

Sala VIP Polaris Lounges, da United, no aeroporto O’Hare, em Chicago, nos EUA
Crédito: Divulgação/United Airlines

Nos Estados Unidos, a companhia aérea United possui salas VIP conhecidas como United Polaris Lounges nos aeroportos Chicago O’Hare International, San Francisco International, Newark Liberty International (que serve Nova York), Los Angeles International e George Bush Intercontinental, em Houston.

São espaços disponíveis para passageiros que viajam na classe executiva United Polaris ou na primeira classe United Polaris em voos internacionais de longa distância, com partida ou chegada nos aeroportos mencionados.

Pessoas que viajam na primeira classe ou classe executiva de voos internacionais de companhias parceiras da organização Star Alliance também podem utilizar estes espaços.

Nestas salas VIP, os hóspedes podem saborear, sem custo extra, pratos desenvolvidos pelo renomado chef Art Smith (que já foi cozinheiro de Oprah Winfrey), usar chuveiros com recursos de spa e se esticar em assentos que oferecem privacidade para trabalhar ou descansar.

Emirates

Sala VIP Emirates First Class Lounge no aeroporto internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Crédito: Divulgação/Emirates

No Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a companhia aérea Emirates possui três salas VIP acessíveis aos passageiros de sua primeira classe.

São espaços que contam com estações de trabalho, chuveiros, áreas de TV, wi-fi, café servido por baristas e espaços para refeições, onde é servido jantar à la carte para os clientes (tudo em um ambiente que lembra o lobby de um hotel de luxo).

Duas destas salas VIP (nos saguões A e B do terminal 3 do aeroporto) também possuem spa, adega e serviço de engraxate.

A Emirates ainda oferece, no aeroporto de Dubai, salas VIP específicas para seus passageiros da classe executiva e clientes que fazem parte de programas de fidelidade.

Latam

Sala VIP da Latam no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo
Crédito: Divulgação/Latam

E também há salas VIP no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Uma delas pertence à companhia aérea Latam, fica na zona de embarque do terminal 3 do aeroporto e ocupa uma área de 1.835 m², com capacidade para 450 pessoas.

No local, os passageiros podem se alimentar à vontade em buffet de comidas frias e quentes com cerca de 30 metros de comprimento, além de curtir drinques preparados por um barman.

Lá, há também espaço com videogames, banheiros com duchas e uma ampla aérea para trabalhar e descansar, que inclui camas para tirar uma soneca.

“A Sala VIP Latam está disponível para todos os clientes embarcando em voos em classe executiva da Latam”, informa a empresa. “Também podem utilizar o espaço os clientes que possuem cartões Pass Black Signature, Black e Platinum. Os viajantes ainda podem desfrutar da experiência comprando o acesso individual ou um o passe diário”.

Air France

Air France Lounge La Premiere no Terminal 2 do aeroporto Charles de Gaulle CDG Terminal 2E Hall K (4)
Crédito: Divulgação/Air France

A Air France possui, no terminal 2E do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle (que serve a capital francesa), o lounge La Première, destinado a pessoas que viajam na primeira classe da companhia.

Trata-se de uma sala VIP com área de 1.000 m², onde são servidos, sem custo extra, vinhos e refeições selecionados pelo célebre chef Alain Ducasse.

Ao comer, os passageiros sentem que estão em um restaurante, pois são servidos por garçons.

O espaço também abriga chuveiros, um spa (com tratamento facial sem cobrança extra) e estações privativas de trabalho.

No aeroporto Charles de Gaulle, a Air France também opera o Business Lounge, que também oferece serviço de alimentação e bebidas, zonas de descanso e que é aberto a passageiros da classe executiva, membros de programa de fidelidade ou a passoas que paguem uma taxa de acesso.

KLM

Sala VIP Crown Lounge, da KLM, no aeroporto Schiphol-Amsterdã, na Holanda
Crédito: Divulgação/KLM

Chamada Crown Lounge, a sala VIP da companhia aérea KLM no aeroporto de Amsterdam-Schiphol (que serve a capital holandesa) tem sua entrada na área conhecida como Holland Boulevard, entre os píeres E e F.

O lounge possui áreas especificas quem quer trabalhar, descansar ou se alimentar.

Lá existe, por exemplo, um confortável restaurante onde é possível ver os cozinheiros preparando a comida, adega e amplos e coloridos assentos onde é possível esticar as pernas, ler jornais e ver televisão.

O Crown Lounge está aberto para clientes da classe executiva da KLM, além de membros de programas de fidelidade da KLM e da aliança de empresas aéreas SkyTeam.

Turkish Airlines

Sala VIP Turkish Airlines Business Lounge no aeroporto de Istambul, na Turquia
Crédito: Divulgação/Turkish Airlines

A Turkish Airlines tem diversos lounges VIP no aeroporto de Istambul, na Turquia (um importante ponto de conexões de voos no mundo).

Um deles é o Turkish Airlines Business Lounge, que se espalha por uma área de aproximadamente 5.574 m², onde existem 13 suítes privativas equipadas com chuveiros e espaço para exposição de artes com 130 m².

O Turkish Airlines Miles & Smiles Lounge, por sua vez, possui 11 suítes privativas equipadas com chuveiro, áreas com sofás confortáveis, serviço de massagem e até videogames.

“Para ter acesso aos lounges da Turkish Airlines, os passageiros devem apresentar seus bilhetes da classe executiva ou cartões de associados Miles & Smiles, Elite Plus & Elite, Star Alliance Gold e Corporate Club”, informa a empresa.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.