Divulgado nesta terça-feira (10) pela plataforma Skyscanner, o estudo global Tendências de Viagens 2020 traz boas notícias para o turismo brasileiro.

Segundo a plataforma, que permite que usuários comparem preços de passagens aéreas e pacotes de viagem, as buscas por idas ao Brasil cresceram 27% ao longo deste ano, o que coloca o país no terceiro lugar no ranking dos destinos emergentes para o próximo ano.

Mercado Municipal de São Paulo

Com foco no turismo gastronômico, cidade de São Paulo aparece como um dos destinos mais desejados. Na foto, o Mercado Municipal. Crédito: Shutterstock

Entre os destinos específicos dentro dos países, uma cidade brasileira ficou entre as que mais cresceram globalmente em buscas: São Paulo. Segundo a empresa, as buscas são feitas “tendo como foco a gastronomia local da cidade”.

À frente do Brasil no ranking de destinos emergentes, aparecem Argentina e Áustria, dois destinos que cresceram 39% em buscas em 2019. “O aumento das conexões aéreas e a queda da moeda fizeram da Argentina um destino atraente; o país agora é mais fácil de chegar e mais barato de visitar”, escreveu o Skyscanner, em relatório.

PaísCrescimento
Argentina+39%
Áustria+39%
Brasil+27%
Paquistão+26%
Peru+21%
Hungria+19%
Colômbia+17%
Turquia+17%
Coreia do Sul+14%
México+12%

Brasileiros querem viajar mais dentro do Brasil. As buscas feitas pelos usuários do Brasil no Skyscanner indicam um aumento no interesse por viagens a destinos domésticos. Dos dez locais mais procurados, oito são internos — a exceção fica para Lisboa (3º) e Buenos Aires (9º).

Ao contrário do ano passado, ainda, nenhum destino nos Estados Unidos entrou para lista. Em 2018, as cidades de Miami e Nova York foram lembradas. As campeãs nas buscas dos brasileiros continuam sendo São Paulo (1°) e Rio de Janeiro (2º).

Apesar da preferência por destinos tradicionais, outras localidades cresceram em uma tendência crescente identificada pelo Skyscanner de busca por “lugares que proporcionam um ritmo mais lento, com conexão local”. Aparecem como destinos com crescimento de buscas as cidades de Juazeiro do Norte (CE, +62%), Petrolina (PE, +52,6%), Caxias do Sul (RS, 57%) e João Pessoa (PB, 48%).

DestinoColocação em 2019Colocação em 2018
São Paulo
Rio de Janeiro
Lisboa (POR)
Salvador
Brasília
Fortaleza
Recife
Porto Alegre10°
Buenos Aires (ARG)12°
Belo Horizonte10°14°

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.