Quem já não temeu que o seu CPF tenha sido utilizado de forma indevida por golpistas para contrair dívidas ou contratar serviços de forma ilegal? E como descobrir que isso aconteceu?

Ao menos no caso da linha de celular pré-paga, isso se torna possível a partir desta quarta-feira (dia 22). Usuários de todo país podem verificar a possibilidade de cadastros indevidos.

Como funciona? As operadoras de telefonia brasileiras disponibilizaram, em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), um site para que o usuário possa consultar a existência de linhas de celular pré-pagas usando o seu CPF. Clique aqui para ser direcionado para o site.

A consulta, que já estava valendo para os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, também será estendida aos clientes de telefonia móvel das regiões Sul e Sudeste.

Vale para quais operadoras? Para as maiores do país. A consulta vale para os celulares das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.

Encontrei uma linha pré-paga ilegal no meu CPF. O que faço? Você pode solicitar o cancelamento. O pedido deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e em até 48 horas se solicitada no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana.

(Com a Reuters)

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.