A um mês do prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda, apenas 25% dos contribuintes acertaram as contas com a Receita Federal. Das 32 milhões de declarações esperadas, apenas 8,195 milhões foram entregues. Diante das dificuldades encontradas para funcionar em meio à pandemia de coronavírus, escritórios de contabilidade pede o adiamento do prazo, que se encerra em 30 de abril.

Esse percentual de entrega está aquém dos anos anteriores? Não. Nos anos anteriores, o percentual de entrega a 30 dias do prazo final variou de 22% a 25%. A diferença é que tem muito mais gente em casa, em tese haveria mais tempo para preencher a declaração.

Quem deseja adiar o prazo de entrega? O CRCSP (conselho regional de contadores de São Paulo) diz que os contadores têm enfrentado dificuldade para receber documentos dos clientes sem o atendimento presencial. Além disso, os escritórios sofrem com a redução das equipes e, outros, não têm infraestrutura para trabalhar em regime de home office.

O que a Receita Federal diz? Não haverá prorrogação do prazo, diz o órgão. “Analisando o volume de declarações entregues e prevalecendo a tendência de crescimento, dificilmente a Receita Federal venha a prorrogar. Já faz muito tempo em que houve alteração na data de entrega. A última vez foi em 1996”, diz Valdir Amorim, coordenador de impostos da IOB.

É só a declaração de IR que está dando trabalho aos contadores? Não. Diversas entidades contábeis e a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), que enviaram um manifesto conjunto ao governador João Dória pedindo a suspensão e prorrogação dos prazos das obrigações principais e acessórias e anistia das multas e penalidades.

“Os impactos do covid-19 na economia e nas informações contábeis e fiscais das empresas são inegáveis. Obrigados a cumprir prazos apertados para a entrega das declarações, os profissionais da contabilidade continuam a cumprir suas rotinas de trabalho nos escritórios, o que contraria o propósito das medidas de isolamento para conter a doença”, disse o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.