O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que o governo enviará uma proposta de reforma tributária “acoplável” ao texto que já tramita no Congresso.

“Começa já, em duas semanas está chegando um pedaço nosso, que é o IVA dual, que nós vamos entrar já com PIS/Cofins, vai andar tudo direitinho”, disse ele.

Em que pé está a reforma? A Câmara vem apoiando a proposta do pelo deputado Baleia Rossi. O Senado também tem sua própria proposta. Mas o governo disse que enviaria seu próprio projeto para o Congresso neste começo de ano. Por enquanto, não enviou nada.

Com tantas propostas, qual delas será analisada? O Congresso criou uma comissão mista para unificar as propostas de reforma tributária da Câmara e do Senado. Essa comissão terá 40 membros, divididos igualmente entre o Senado e a Câmara. Ainda não há data para a instalação da comissão, que poderá trabalhar por até 60 dias.

Só unificar as propostas resolve a discussão? Não, só depois dessa unificação é que a PEC volta a tramitar, precisando ser analisada em várias comissões antes de ir a plenário.

(Com Reuters)

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.