A indústria brasileira deu em outubro mais um passo na sua longa estrada de recuperação: o faturamento aumentou 1,3% em relação a setembro, no quinto mês consecutivo de crescimento. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (dia 2) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Isso quer dizer que a retomada está encaminhada? É cedo para dizer. A expansão acumulada nos últimos cinco meses é de 3,9% no faturamento da indústria. Mas, no acumulado dos dez primeiros meses do ano, o faturamento ainda está 1,1% abaixo do volume registrado no mesmo período de 2018.

O que sugerem os demais indicadores? Os dados são mistos. O uso da capacidade instalada teve ligeira oscilação para cima, de 77,9% em setembro para 78% em outubro. Mas essa retomada ainda não chegou ao mercado de trabalho. O nível de emprego ficou estável em outubro; no acumulado do ano, há queda de 0,3%.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.