As previsões para a economia brasileira em 2020 continuam a se deteriorar semana a semana. O PIB (Produto Interno Bruto) deve encolher 5,12%, e a tendência é que o real siga desvalorizado ante o dólar. É isso o que indica o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (18) após pesquisa feita pelo Banco Central junto a agente do mercado financeiro.

A estimativa para o PIB caiu pela 14ª vez consecutiva. E a previsão é que o dólar feche o ano cotado a R$ 5,28 – na sexta-feira (15), ele valia R$ 5,80.

Veja os outros destaques do Boletim Focus:

Inflação: a estimativa é que o IPCA termine o ano com alta de 1,59%. Há um mês, a previsão era 2,23%

Juros: a taxa de juros poderá cair para 2,25% ao ano, o que significa um corte de 0,75 ponto percentual em relação à taxa em vigor, de 3% ao ano.

Produção industrial: previsão de queda de 3,68%, ante recuo de 2,25% estimado há um mês.

Resultado primário: o indicador que mede a saúde das contas púbicas prevê déficit de 7,80% no ano, mais acentuado que na semana passada

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.