A Petrobras informou nesta quarta-feira (8) que entregou ao SUS (Sistema Único de Saúde) o primeiro lote de 300 mil testagens para diagnóstico do novo coronavírus (covid-19). Desse total, 200 mil foram doados ao Ministério da Saúde e 100 mil à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Esses testes fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos Estados Unidos, anunciados em 24 de março. A previsão é que a Petrobras receba as 300 mil testagens restantes até o mês de maio.

“Esses testes são do tipo RT-PCR, considerados “padrão ouro” pelo CDC (sigla em inglês para Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus”, disse em nota, observando que a iniciativa integra um conjunto de ações da companhia no combate ao coronavírus.

A Reação em Cadeia da Proteína Transcriptase Reversa, ou RT-PCR, é um teste que identifica a cadeia de proteínas do genoma do vírus, a partir de amostras colhidas da narina e da garganta de pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com elas. As amostras precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas, demandando de quatro a seis horas de processamento.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.