Seguindo o otimismo dos mercados externos com o acordo comercial entre Estados Unidos e China e dados melhores para a economia americana e europeia, a bolsa brasileira fechou o pregão desta terça-feira (dia 23) em alta de 0,67%, a 95.975 pontos.

Nesse ambiente de mais tolerância ao risco representado por moedas de países emergentes, e com a ata do Copom mostrando apenas ajustes pontuais daqui para a frente na taxa básica de juros, o dólar teve novo dia de queda: a divisa caiu 2,25%, a R$ 5,15.

Um dos motivos de animação entre os investidores foi o fato de o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, ter voltado atrás em suas declarações de que o pacto comercial entre EUA e China estaria “acabado”.

Ele disse que seus comentários foram tirados do contexto, enquanto o presidente Donald Trump foi ao Twitter dizer que o acordo está “totalmente intacto”.

Além disso, as vendas de novas moradias para uma única família nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em maio, enquanto a atividade empresarial recuou de forma apenas moderada, sugerindo que a economia americana está se recuperando da recessão causada pela pandemia de coronavírus.

Na zona do euro, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) mostrou que a contração histórica da economia da região diminuiu de novo este mês, já que várias empresas que haviam sido forçadas a fechar as portas para conter a disseminação do coronavírus reabriram.

Os dados acabaram se sobrepondo ao pessimismo com o ressurgimento dos casos da infecção em todo o país –muitos estados americanos relataram altas diárias recordes de infecções, o que especialistas em saúde atribuíram à reabertura precoce da economia por alguns governos locais.

Destaques

As companhias aéreas foram um dos destaques do pregão de hoje. Com as perspectivas mais otimistas para a economia mundial, a Gol encerrou o dia em alta de mais de 10%, e a Azul mais de 9%.

A Usiminas também teve um excelente desempenho, fechando o dia com ganhos de 10,3%.

(Com a Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.