Após seis sessões consecutivas de queda, o Ibovespa, índice de referência da bolsa brasileira, fechou no azul nesta segunda-feira (13). O índice encerrou o pregão em 117.325 pontos, alta de 1,58%.

Entre as ações com maior participação no índice, destaque para as altas da Vale (+3,64%) e dos grandes bancos, especialmente Itaú Unibanco (+1,36%) e Santander (+1,79%. A líder em ganhos foi a Via Varejo, que subiu 8,3% no dia.

O destaque fica para a mineradora, que recebeu recomendações positivas para si para o setor do Bradesco BBI e do Credit Suisse. Com a alta de hoje, a Vale chegou a R$ 55,30, preço anterior ao rompimento da barragem de Brumadinho.

O dólar comercial disparou nesta segunda e encerrou em forte alta, de 1,18%, cotado a R$ 4,14. A moeda americana subiu em sete das oito sessões de 2020, movimento que foi acelerado diante da expectativa para a entrada de dólares no Brasil, que não vem se confirmando até agora.

“O ano começou, e o fluxo não tem vindo. E isso tem pegado um mercado com posição técnica que parece frágil”, define Alysson Lima, sócio responsável pela área de câmbio da BlueLine Asset. O dólar se valorizou de forma generalizada na sessão de hoje, mas o real se destacou negativamente, liderando as perdas nos mercados globais.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.