O índice S&P 500, referência da bolsa de valores de Nova York, fechou em queda de mais de 4% nesta quarta-feira (1º), depois de um sério alerta sobre o número de mortos em decorrência do coronavírus nos Estados Unidos levar investidores a fugir até mesmo das ações mais defensivas.

O que aconteceu? O índice Dow Jones e o índice de referência S&P 500 acentuaram as perdas após sofrerem o seu pior primeiro trimestre à medida que o presidente Donald Trump alertou os norte-americanos sobre “dolorosas” duas semanas pela frente, e as autoridades de saúde destacarem as previsões de pesquisas sobre um enorme salto das mortes relacionadas ao vírus.

  • O Dow Jones Industrial Average recuou 4,44%, para 20.943,51 pontos;
  • O S&P 500 perdeu 4,41%, para 2.470,5 pontos;
  • O Nasdaq Composite retraiu 4,41%, para 7.360,58 pontos.

Quais são as possíveis causas da queda? Dados econômicos mostraram que a atividade manufatureira dos EUA contraiu menos do que o esperado no mês de março, mas as interrupções causadas pela pandemia do coronavírus levaram aos novos pedidos recebidos pelas fábricas às mínimas em 11 anos, reforçando a visão dos economistas de que a economia estava em recessão.

Além disso, o fechamento de empresas, com as autoridades tentando conter o coronavírus, gerou uma redução de 27 mil postos de trabalho no setor privado no mês passado, no primeiro declínio desde setembro de 2017, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego anunciado separadamente nesta quarta-feira.

Qual é a avaliação dos especialistas? Aproximadamente duas semanas antes do início da temporada de balanços do primeiro trimestre, os investidores estão “muito sensíveis às últimas notícias” sobre o vírus devido à falta de informações fundamentais, disse John Augustine, diretor de investimentos do Huntington National Bank em Columbus, Ohio.

“Ainda não sabemos todo o impacto econômico e nos balanços e isso é preocupante para os norte-americanos com essas projeções da taxa de mortalidade”, disse Augustine.

As empresas do S&P 500 devem entrar em recessão em 2020, recuando 4,3% no primeiro trimestre e 10,9% no segundo, de acordo com as últimas estimativas coletadas pela Refinitiv.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.