A sinalização pelo Fed (banco central americano) de que não poupará esforços para atenuar a crise econômica e a postura do nosso Banco Central, de que atuará no câmbio quando necessário com ainda mais força, fizeram o dólar fechar em queda pelo terceiro dia consecutivo. A moeda americana caiu 1,6%, a R$ 5,14.

O Ibovespa acompanhou as bolsas americanas e pela terceira vez fechou em alta: o índice subiu 2,9%, para 78.624 pontos.

Dólar

O mercado reagiu à combinação entre oferta de dólares pelo Banco Central no mercado –além disso, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, sinalizou que poderá intervir com ainda mais força no mercado–  e a indicação do Fed de que o juros por lá tendem a permanecer baixos para estimular a economia.

“O tom dovish [postura mais tolerante com a inflação] do Fed ajudou a afundar ainda mais o dólar, que desde o fim da manhã virou para queda após o BC anunciar um leilão extra”, afirmou Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.

A decisão do senador Bernie Sanders de suspender a campanha pela indicação presidencial democrata para as eleições dos EUA deste ano também agradou aos investidores.

Bolsa

Já o Ibovespa acabou acompanhando o bom humor internacional com a sinalização do Fed de que continuará estimulando a economia e também com as informações de que o aguardado acordo para corte da produção do petróleo pelos principais produtores da commodity pode estar próximo de sair.

“No meio de tantas incertezas começamos a ver sinais de melhora no mercado. A bolsa trabalhou na parte da manhã no campo indefinido, oscilando entre alta e baixa até que entrou para o lado positivo com a ata do Fed”, disse Gustavo Almeida, analista de ações da casa de análises Spiti. “Além disso, o petróleo parece estar retornando a um patamar de preço mais condizente com a realidade das petrolíferas e as expectativas são de um alinhamento de interesses”.

(Com a Reuters)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.