A B3 informou que funcionará normalmente durante o “super feriado” de até seis dias que acontecerá na cidade de São Paulo entre amanhã e, possivelmente, a próxima segunda-feira, dia 25 –a decretação do 6º dia de folga ainda depende de uma aprovação da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

“A B3 informa ao mercado que manterá todas as suas atividades de registro, negociação, custódia, compensação e liquidação de operações, em horários regulares, nos dias 20/05/2020, 21/05/2020, 22/05/2020 e 25/05/2020”, informou a bolsa em nota.

O comunicado da B3 ainda lembrou que no dia 11 de junho fica mantida a folga prevista por causa do feriado de Corpus Christi, que será antecipado pela prefeitura para estimular o isolamento social e deter o avanço do coronavírus.

Como será a antecipação do feriado? A Câmara Municipal aprovou ontem um projeto de lei que cria um feriadão de cinco dias. A super folga será criada pela antecipação de dois feriados municipais de São Paulo – Corpus Christi e Consciência Negra (20 de novembro), além da decretação de um ponto facultativo, na sexta-feira (dia 2). Se a Alesp aprovar a antecipação do feriado estadual de 9 de Julho para segunda (25), serão seis dias de folga.

Por que o governo de SP quer antecipar os feriados? Para forçar a elevação da taxa de isolamento, que costuma ficar maior nos fins de semana e feriado. Esse movimento acontece junto com o aumento dos casos de coronavírus e de ocupação máxima dos leitos de UTI.

Por que o mercado financeiro não fará parte do feriado? As instituições relatam uma série de problemas práticos por conta da antecipação, veja alguns abaixo:

  • paralisação de milhões de transações no sistema;
  • dificuldades de liquidação de diversos contratos e de acesso a liquidez;
  • alteração do preço dos instrumentos financeiros já negociados com vencimento entre a data do novo feriado e a data do feriado original, pois muda a contagem de dias utilizada para precificação no início da operação;

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.