Seguindo o otimismo das bolsas externas com a reabertura das economias pelo mundo e com uma vacina que se mostrou efetiva nos primeiros testes, o Ibovespa fechou em alta de 4,69%, a 81.194 pontos, mais do que compensando em apenas um dia toda a perda da semana passada.

O dólar, em meio a um ambiente de maior tolerância a risco, encerrou o dia em queda de 2%, a R$ 5,72 –na semana passada, a moeda americana subiu mais de 2%.

Essa recuperação vem respaldada pelo cenário externo, com expectativas ligadas ao relaxamento das medidas de confinamento na Europa e em parte dos Estados Unidos –75% do estado da Califórnia, por exemplo, já retomou as atividades.

No começo da tarde a França e a Alemanha concordaram em propor a criação de um fundo de recuperação de 500 bilhões de euros que ofereceria subsídios a países membros e regiões da União Europeia mais afetados pela crise do coronavírus.

Em entrevista neste domingo (dia 17), o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que acredita que a economia americana irá se recuperar gradualmente ao longo do segundo semestre, o que também animou os investidores.

Vacina

Além disso, a farmacêutica Moderna anunciou que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou resultados promissores em um pequeno estudo de estágio inicial. As ações da empresa de biotecnologia subiram mais de 30%, após a companhia anunciar que todos os 45 participantes de um teste inicial produziram anticorpos para a doença.

A informação fortaleceu expectativas de reabertura mais ampla das economias, ainda afetadas por medidas de isolamento social determinadas meses atrás para conter a disseminação do vírus.

Aéreas

As empresas de turismo e companhias aéreas, beneficiadas pela queda do dólar, pela perspectiva de reabertura das economias e pela perspectiva de um pacote de resgate do governo federal, tiveram alta expressiva no pregão desta segunda-feira.

A Azul fechou o dia com ganho de 29,8%, a CVC teve alta de 19,2% e a Gol subiu 14%.

(Com a Reuters)

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.