Concentrar toda a atividade financeira em uma única instituição não parece ser um comportamento do consumidor brasileiro. Por mais caro que seja manter uma conta, levantamento realizado pelo aplicativo Guiabolso mostra que 20% dos brasileiros possui mais de uma.

Essa tendência é igual em toda a população? Não. De acordo com a pesquisa, esse comportamento é predominantemente masculino (64%). Esse percentual sobe ainda mais quando a pergunta é se a pessoa possui mais de uma conta e uma delas é digital: 74%.

Também muda entre faixas etárias? Sim? Na faixa entre 26 e 35 anos, 47% têm conta em mais de um banco. “A faixa anterior (18 a 25 anos) vem em seguida, somando 28% das pessoas. O que chama a atenção é que quando estudamos o grupo que tem ao menos um banco digital essa fatia cresce representativamente, para 41%”, diz o diretor de produto e tecnologia do Guiabolso, Julio Duram.

Esse comportamento também muda por região do país? Sim. A população de São Paulo é a que mais tem mais de uma conta (35%).

Qual o alerta que fica com essa informação? A menos que a conta seja gratuita, pode ficar muito caro manter várias contas bancárias. As pessoas gastam em média R$36,35, segundo pesquisa do Guiabolso. “Sempre vale a pena verificar se você está utilizando todos os benefícios da conta, como TEDs, DOCs, possibilidade de saques e extratos. Na maioria das vezes, vemos que as pessoas pagam ou contratam um pacote e nem usam ele inteiro”,  adverte Duram.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.