A gestora de investimentos Adam Capital lançou na primeira semana de maio um fundo exclusivo para clientes do C6 Bank. A gestora tem se destacado em 2020 por conseguir rentabilidades positivas para seus investidores em um cenários de queda generalizada da Bolsa e desaceleração econômica global.

O fundo multimercado Adam Macro Strategy C6 investe em cotas do Adam Macro Strategy II FIC FIM, que acumula valorização de 4,85% de janeiro a abril deste ano. O investimento mínimo é de R$ 10 mil, e a contratação é feita diretamente pelo app do banco.

O fundo Adam Macro Strategy II FIC FIM existe desde 2017 e tem R$ 4,5 bilhões em ativos. Por ser um fundo multimercado, ele permite investimento em ações, moedas e juros, tanto no mercado doméstico quanto no internacional. “Historicamente alocamos 40% de seus recursos em Bolsa, 40% em moedas e 20% em juros”, explica André Salgado, sócio-fundador da AdamCapital. “Buscamos oportunidades em mercados líquidos, o que torna possível ajustes rápidos para garantir nossa rota de longo prazo”.

Para Salgado, os bons resultados em 2020 são resultado de uma “visão diferente da média”. “A bolsa já dava sinais de que havia uma bolha. E mesmo agora, o Ibovespa não está ajustado para um PIB que vai cair 5% no trimestre”.

Conjuntura

Na avaliação de Salgado, a economia não vai voltar ao normal tão cedo. “Não teremos uma recuperação em V (quando há uma queda abrupta, e depois os indicadores retornam para o patamar anterior). Os hábito de consumo vão se transformar. Quem não cortou o cabelo não vai cortar duas vezes seguidas quando a pandemia acabar.”

As dúvidas sobre a saúde da economia brasileira se refletem na estratégia do fundo. Boa parte dos recursos está alocada no exterior. “Investimos em Brasil, mas também em países desenvolvidos ou em nações emergentes que tenham um perfil parecido com a nossa economia, com foco na exportação de commodities.”

“Hoje temos investido em mercados internacionais, já que a pandemia desprivilegia países emergentes. Ela é especialmente dura no caso do Brasil, que tem um cenário político complicado e uma dependência excessiva no crescimento baseado em consumo”.

Entre os ajustes recentes no portfólio, Salgado destaca o bom momento da Vale e das empresas que trabalham com computação em nuvem.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.