Com o objetivo de ampliar a transparência no sistema financeiro e facilitar o acesso pelas pessoas, o Banco Central lançou nesta semana um site que reúne dados de todas as instituições financeiras que estão autorizadas a atuar no Brasil.

Que informações serão apresentadas? Fazem parte do acervo o balanço patrimonial, a demonstração das evoluções do patrimônio líquido, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração dos fluxos de caixa e do resultado abrangente, entre outras.

A expectativa é que até junho de 2020 sejam adicionadas mais informações referentes ao período de 2014 a 2019, com o intuito de criar um histórico ainda mais detalhado.

Todas as informações divulgadas estão sendo acompanhadas por notas explicativas que contextualizam o determinado período administrativo ao qual pertence o dado.

Como funcionava antes do lançamento? Os dados ficavam soltos em sites e comunicados de cada uma das entidades financeiras.

“As instituições somente estavam obrigadas a realizar a publicação no Diário Oficial e em jornal de grande circulação, o que limitava seu alcance”, disse o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso.

O que disse o BC? “Acreditamos que reunir as demonstrações em um só espaço irá facilitar o acesso de todos, além de permitir maior consistência, continuidade e comparabilidade da informação disponibilizada ao público”, afirmou, em comunicado, o diretor de Fiscalização Paulo Sérgio Neves de Souza.

Qual o nome do site? Ele leva o nome complicado de Central de Demonstrações Financeiras do Sistema Financeiro Nacional (CDSFN).

Quem pode pesquisar os dados no novo site? Qualquer pessoa. O BC afirmou esperar que não apenas pesquisadores, jornalistas e estudantes consultem os dados mas principalmente o público em geral.

Dessa forma, a expectativa é que os dados ajudem a “subsidiar” o processo de tomada de decisão, uma vez que passa a ser possível comparar as diferentes entidades bancárias e instituições financeiras.

(Com Estadão Conteúdo)

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.