As compras e as viagens internacionais estão passando por mudanças no Brasil. O governo alterou algumas normas que impactam quem faz compras em sites internacionais e em free shops. Em paralelo, ainda no final o ano passado, dois bancos lançaram contas globais com cartão de débito internacional e compra em dólares direto no app.

Veja um resumo das principais mudanças:

Comprei em um site internacional. O que muda para mim?Agora você precisa informar seu CPF. As transportadoras e os Correios só entregarão pacotes internacionais se junto aos dados do destinatário aqui no Brasil estiver o número do Cadastro de Pessoa Física. Sem CPF, não vai ter entrega.

Por quê? O objetivo da Receita Federal, responsável pela instauração da norma, é aprimorar a inspeção das encomendas e otimizar a identificação das embalagens a serem entregues.

O que muda para as empresas?  Elas precisarão se adaptar. O AliExpress, um dos e-commerces preferidos do brasileiro e controlado pela chinesa Alibaba, disse em nota que atualizou sua plataforma para que todo cliente forneça o número do CPF ao fazer pedidos ou editar o endereço de entrega. A empresa estruturou banners, FAQ, vídeos e webinars sobre a nova regulamentação para o CPF, a fim de esclarecer os principais pontos para funcionários e clientes.

Qual a novidade no free shop? Foi atualizado para US$ 1 mil o limite de compras no free shop. A nova norma vale apenas para compras feitas nas lojas do Brasil, aquelas presentes após a passsagem pela alfândega dos aeroportos internacionais. O limite para compras feitas em solo estrangeiro está mantido em US$ 500. Veja aqui como otimizar os gastos no free shop.

Cartões conta global: antes de uma viagem internacional, curta ou longa, você já contratou cartões pré-pagos e acabou ficando dependente das agências de turismo para reabastecer o cartão? Uma nova opção para esse tipo de serviço passou a valer no final do ano passado. Os bancos digitais C6 Bank e BS2 lançaram seus cartões com conta global, sem taxa de manutenção e tarifas mais competitivas que as impostas sobre as transações via cartão de crédito.

Como funciona uma conta global? As contas oferecem um cartão de débito aceito mundialmente e permitem a compra de dólares diretamente pelo app do banco. O valor é transferido da conta corrente para a conta global automaticamente, assim que solicitado pelo cliente em dia útil e horário comercial. O C6 Bank, da mesma holding do 6 Minutos, só oferece transações em dólar, por enquanto. O produto do BS2 já opera em outras cinco moedas.

Quais as possibilidades? Dá para sacar o dinheiro no país de destino e fazer compras em lojas físicas e virtuais que aceitem a moeda disponível no cartão. Veja aqui mais informações sobre as tarifas da conta global do  C6 Bank e aqui mais detalhes sobre o produto do BS2

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.