As empresas e as instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para disponibilizar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes de rendimentos são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020, cujo prazo de entrega começa na segunda-feira (2).

Como acessar os comprovantes? Eles podem ser mandados por e-mail, serem baixados na internet ou divulgados em aplicativos para dispositivos móveis.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte declarar despesas e, eventualmente, obter deduções de imposto.

Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

Por que isso importa: os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto.

O que deve estar no comprovante? Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, e detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte.

Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo também devem ser informados.

Caso não receba o comprovante até 30 de abril, dia final de entrega da declaração, o contribuinte não deve perder o prazo e ser multado. É possível enviar uma versão preliminar e depois fazer uma declaração retificadora.

Para aposentados e pensionistas: O comprovante de rendimento estará disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos.

Tem dúvidas sobre como declarar o IR? O 6 Minutos vai responder perguntas dos contribuintes sobre o Imposto de Renda 2020. Você pode mandar suas dúvidas para o e-mail [email protected] ou para nossos perfis no Instagram e Facebook. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp. 

(Com Agência Brasil)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.