A Neoenergia, um dos maiores grupos privados de energia do país, informou que oferecerá a consumidores a opção de parcelar a conta de luz em até 12 vezes no cartão de crédito. A medida visa facilitar pagamentos devido aos impactos da pandemia de coronavírus sobre a renda da população, segundo divulgado nesta terça-feira (31).

A medida da companhia, que controla distribuidoras de energia na Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo, atendendo estimados 34 milhões de pessoas, é anunciada em um momento em que concessionárias de energia em todo o país procuram se antecipar a uma provável elevação da inadimplência.

Qual o contexto da medida? Na semana passada, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu proibir por 90 dias cortes de energia para clientes residenciais mesmo em caso de inadimplência.

A medida da agência reguladora também é válida para empresas de serviços considerados essenciais, que seguem em operação apesar das medidas de isolamento social.

Como será o pagamento parcelado? A Neoenergia disse que o parcelamento via cartão de crédito será possível após uma parceria com a empresa de meios de pagamento Flexpag. Clientes interessados podem aderir à opção pelos canais de atendimento das distribuidoras do grupo: Coelba, Celpe, Cosern e Elektro.

Em paralelo, a Abradee, entidade que representa empresas de distribuição de energia, negocia com o governo sobre possíveis medidas que possam apoiar o segmento caso a expectativa de forte inadimplência se confirme. Entre as propostas está a possibilidade de viabilização pelo governo de um empréstimo emergencial para as distribuidoras, uma operação atualmente em análise no Ministério de Minas e Energia.

(Com Reuters)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.