O verão chegou e isso significa o começo de férias para muitas pessoas. Com tanta gente querendo viajar nesta época, os preços costumam ficar nas alturas. Mas há maneiras de aproveitar o período de descanso sem estourar o orçamento.

O 6 Minutos separou algumas dicas para ajudar você a viajar bem sem ficar no vermelho.

1- Planejamento

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não planejam a viagem com antecedência e acabam pagando muito mais pelo passeio. Decidir alguns meses antes qual será o destino e ir acompanhando os preços de passagens e hospedagem pode te garantir um bom custo-benefício. Além disso, liste os passeios turísticos que deseja fazer e veja quanto isso custará. O planejamento prévio evita surpresas que podem impactar negativamente no seu orçamento.

2- Use o cartão de crédito ao seu favor

O cartão de crédito é visto como uma armadilha para quem não consegue organizar as finanças. No entanto, ele pode ser um bom aliado na hora da viagem. Confira com o seu banco ou operadora de cartão se há seguro viagem, descontos em redes de hotéis e restaurantes ou outros benefícios disponíveis para o seu perfil. Esses serviços são comuns e pouco usado pelos clientes. Além disso, se o seu cartão de crédito oferecer pontos, analise a possibilidade de usá-los para comprar as passagens aéreas.

3- Determine um teto de gastos

É importante determinar um orçamento para a sua viagem. Faça as contas antes de embarcar na sua aventura e chegue a um valor que seja confortável para o seu bolso e para o que deseja fazer nas férias. Você pode separar como achar melhor: um valor fixo por dia ou por itens (alimentação, passeios, hospedagem, etc).

4- Estabeleça suas prioridades

Do que você não abre mão durante uma viagem? Prefere ficar em um hotel 5 estrelas ou comer em bons restaurantes? Fazer passeios a pé ou de transporte público é uma opção?  É importante que você estabeleça o que é prioridade nas suas férias e invista uma fatia maior do seu orçamento nisso. Para economizar, tenha em vista que opções mais baratas em aspectos que você não valoriza tanto ao viajar podem ajudar você a economizar e fazer o orçamento encaixar no valor que foi pré-estabelecido antes da viagem.

5- Tempo é dinheiro

Você está saindo de férias e não quer perder tempo em filas e congestionamentos, não é? Há comodidades que ajudam a minimizar esse estresse – e podem sair sem custo algum. Fazer check in pelo app da companhia aérea ou um serviço de pedágio automático, por exemplo, agiliza a sua viagem em alguns minutos.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.