O Banco Inter divulgou, hoje, os resultados financeiros do terceiro trimestre. Os números mostraram um crescimento expressivo no número de clientes e na carteira de crédito, mas uma queda nos lucros.

Quais foram os principais pontos do balanço?  O número total de contas digitais abertas chegou a 3,3 milhões, o que representa um crescimento de 211% em relação aos primeiros nove meses de 2018. Somente no terceiro trimestre foram abertas 732 mil contas, um recorde na história do banco.

O volume de recursos depositados nessas contas chegou a R$ 1,5 bilhão, 3,1 vezes maior que o registrado no mesmo trimestre do ano passado, e o banco registrou quase 63 mil pedidos de portabilidade de salário. Esses dois pontos são boas métricas para a capacidade do Inter de ativar e engajar clientes, fazendo com que eles usem a conta como a principal, para movimentações.

A carteira de crédito subiu 44%, para R$ 4,3 bilhões — a maior parte desses recursos, no entanto, está alocada em financiamentos imobiliários.

O lucro líquido foi de R$ 11,8 milhões, o que representa uma queda de 64% em relação ao segundo trimestre e de 38% em relação aos nove primeiros meses de 2018.

No comunicado financeiro, o banco afirmou que “com o grande crescimento na base de correntistas, nossa receita por usuário foi diluída ao longo dos últimos anos, enquanto as despesas totais aumentaram com lançamento de diversos produtos, desenvolvimento de novos negócios e investimento em equipe”. O número de funcionários subiu de 450 para mais de 1.500, segundo o banco.

Além disso, outro fator que contribuiu para a queda do lucro foi o aumento no custo de aquisição de clientes. Isso porque o banco começou a distribuir novos cartões com a tecnologia contactless, e fez investimentos maciços em marketing digital.

Super App

O banco vai lançar oficialmente amanhã (7) o seu chamado Super App. No aplicativo, o Inter oferecerá serviços e produtos de empresas parceiras, com o objetivo de promover uma experiência de compra completa para o cliente.

Um vídeo citado no balanço mostra como será a interface do novo aplicativo. Entre os parceiros há lojas on-line como Dafiti, Sephora, Centauro, Vivara, DrogaRaia, Hotéis.com e outros. Mais detalhes serão divulgado amanhã, no lançamento. Veja o vídeo com a prévia do Super App aqui.

“O Super App é uma função ganha-ganha para o Inter e para nossos clientes. Ao mesmo tempo que é uma nova fonte de receita para o banco, é uma plataforma que traz benefícios para os clientes — tanto benefícios financeiros, como o cashback, quanto em usabilidade, através das parcerias”, diz o comunicado.

Além das parcerias, o Inter vai englobar no app serviços financeiros próprios, que foram lançados recentemente. A plataforma de investimentos do banco, por exemplo, já tem 338 mil clientes e um volume de recursos depositados de R$ 16 bilhões.

Para reforçar o braço de investimentos, o Inter anunciou que comprou 70% da gestora de fundos DLM, que tem cerca de 40 mil clientes e R$ 4,5 bilhões sob gestão.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.