As grandes redes varejistas já começaram a divulgar seus planos de trabalho para a Black Friday, uma das principais datas do ano para o comércio brasileiro. Além das promoções de esquenta, Americanas e Casas Bahia estão apostando em melhorias de atendimento de quem vai comprar na loja física e no aperfeiçoamento da entrega.

Por que essa preocupação? Pesquisa do Google mostra que neste ano, pela primeira vez, as compras em lojas físicas na Black Friday vão igualar as realizadas nos canais on-line. No Brasil, o faturamento desta data era tradicionalmente maior no e-commerce. A pesquisa também mostra que 39% dos consumidores consideram importante a opção de comprar no site e retirar na loja quando vão escolher o fornecedor.

E o que podemos esperar dessas lojas par a Black Friday? A Via Varejo, dona da Casas Bahia e Pontofrio, está apostando na transformação das lojas físicas em minicentros de distribuição. Fica então mais fácil e rápido entregar para o cliente, já que a mercadoria está na loja. “Aumentamos o nosso quadro de logística em 30%, mais que dobramos a frota de veículos e, principalmente, preparamos a maioria das lojas da rede para serem utilizadas como pontos de distribuição”, diz Fernando Gasparine, diretor executivo de logística.

A companhia também quer melhorar a experiência do cliente dentro da loja, por isso investiu em tecnologia: as lojas receberam 7.000 novos equipamentos entre computadores e racks. “O objetivo é dar mais agilidade aos nossos vendedores, facilitando as operações e dando mais conveniência aos clientes”, diz Rodrigo Baldini, diretor de TI da Via Varejo.

E qual o plano da Americanas? A varejista vai abrir 400 lojas à meia-noite, permitindo que os clientes tenham mais tempo para comprar nas lojas físicas. Também de olho no aumento de compras, a rede reforçou o estoque de produtos em suas 1.500 lojas.

Vai ter cashback? Essa é uma das apostas da Lojas Americanas para a Black Friday. Os clientes que pagarem as compras com o aplicativo Ame receberão 10% do valor pago de volta, em sete dias, e poderão aproveitar o saldo para compras futuras na loja.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.