O Burger King anunciou nesta semana que, até o final de 2020, oferecerá em todos os restaurantes dos Estados Unidos uma versão sem conservantes artificiais do seu lanche mais famoso, o Whopper. A companhia também afirmou que está buscando remover todas as substâncias artificiais, o que inclui corantes e saborizantes, de todo o seu cardápio.

A decisão foi anunciada em uma publicação feita nas redes sociais da marca para o público americano. Em um vídeo de 45 segundos, é exibido o processo de degradação de um Whopper ao longo de 34 dias após a sua fabricação. Ao final do vídeo, o lanche está inteiramente mofado e murcho.

A intenção é provar o ponto de que “a beleza da comida de verdade é que ela fica feia”. Ou seja, que a comida preparada com produtos naturais é aquela que vá naturalmente se degradando com o passar do tempo e não a que seja conservada artificialmente. Veja abaixo:

Tradução do tweet: A beleza da comida de verdade é que ela fica feia. É por isso que estamos a caminho de um Whopper livre de conservantes artificiais. Disponível no final de 2020 em todos os restaurantes dos EUA.

Tradução da mensagem ao final do vídeo: A beleza da falta de conservantes artificiais. 

A que o Burger King atribui essa decisão? Em nota divulgada pelo site NBC News, o brasileiro Fernando Machado, diretor global de marketing do grupo que dirige a marca, afirmou que a empresa acredita que “a comida de verdade tem gosto melhor”.

Em 2018, o McDonald’s, também nos Estados Unidos, anunciou que havia retirado os componentes artificiais de seus “lanches clássicos”, como o Quarteirão e o Big Mac. O comunicado da empresa não faz referência aos restaurantes em outros países, bem como o BK coloca a meta do final do ano apenas para suas unidades americanas.

As redes de fast food já vêm nos últimos anos dando passos para tentar acompanhar mudanças de comportamento por parte dos consumidores. Um exemplo é o lançamento de lanches com hambúrgueres vegetais ou com alternativas vegetarianas de substituição das carnes animais.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.