O Spotify, maior plataforma de streaming de música do mundo, apresentou nesta quarta-feira (dia 8) uma nova tecnologia para medir e direcionar de forma precisa anúncios em podcasts. A nova ferramenta soluciona uma das maiores dificuldades de anunciantes em programas de áudio e pode abrir caminho para o aumento da propaganda nessa fonte cada vez mais popular de conteúdo. O anúncio foi feito na CES (Consumer Eletronics Show), a maior feira de produtos eletrônicos e de tecnologia do mundo, em Las Vegas.

O que é essa nova tecnologia? Com o nome de SAI (Streaming Ad Insertion), ela disponibiliza para quem produz o podcast e para quem anuncia métricas fundamentais como contabilização de anúncios (ad impression), frequência, alcance e dados consolidados do usuário — como idade, sexo e aparelho utilizado (device).

Mas isso não acontecia? Não. Anúncios colocados em podcast atualmente seguem um modelo semelhante ao do conteúdo físico, como jornais e revistas. Ele é inserido independentemente de quem o consome, sem que seja possível aprofundar a mensuração. Com a nova tecnologia, segundo o Spotify, anúncios poderão ser direcionados em tempo real de acordo com que estiver ouvindo o podcast e os seus interesses.

Como isso vai me afetar? Com mais informações sobre os resultados dos anúncios e condições para direcioná-los, empresas devem ampliar a compra de anúncios nos programas de áudio.

Qual o contexto? Podcasts se tornaram um fenômeno de conteúdo nos últimos anos. No Spotify, existem mais de 500 mil canais disponíveis. O número de horas consumidas subiu 39% no terceiro trimestre em relação ao segundo dentro da plataforma. Naturalmente, o tamanho do bolo publicitário também vem crescendo. A receita global com anúncios em podcast deve chegar a US$ 1 bilhão em 2021, de acordo com projeções de mercado.

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