As redes varejistas estão investindo na criação de minicentros de distribuição para ficar mais próximos dos clientes e dessa forma entregar os pedidos do e-commerce com mais rapidez. Esse é o caso do GPA, dono do Extra e Pão de Açúcar, que começou a transformar uma parte dos hipermercados Extra em minicentros de distribuição. O primeiro deles fica localizado no Extra Barra, no Rio de Janeiro. Esse modelo, batizado de e-Store, será levado para Belo Horizonte e Brasília no começo de 2020.

Por que investir em minicentros de distribuição? Para reduzir o prazo de entrega dos pedidos do e-commerce. Um dos principais gargalos do e-commerce é justamente a demora para entregar as encomendas. No modelo convencional de entrega, o consumidor faz sua compra pela internet e seu pedido é encaminhado para um grande centro de distribuição, normalmente localizado fora das capitais. De lá, o pedido é despachado para uma transportadora e, por isso, as entregas demoram para chegar. Como os minicentros ficam dentro das cidades, fica mais fácil despachar as entregas.

Esses minicentros de distribuição vão atender apenas os pedidos do Extra? Não, também vai atender os pedidos do Pão de Açúcar e os pedidos enviados para o James Delivery.

Em que momento isso acontece? O setor supermercadista quer acelerar as vendas do e-commerce alimentar e não-alimentar. O Carrefour já transformou uma parte de seus hipermercados em minicentros de distribuição. O GPA, por sua vez, registrou uma expansão acima de 30% no terceiro trimestre de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado.

O que o GPA espera com essa mudança? A empresa diz que o novo modelo permitirá que clientes comprem produtos de uma loja Pão de Açúcar mesmo que não exista uma na sua cidade. “Isso porque a composição do hipermercado nos permite manter um estoque de produtos para ambas as marcas de varejo do GPA”, diz Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce do GPA.

O prazo de entrega vai diminuir? O objetivo é reduzir o prazo das modalidades Express de quatro para duas horas.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.