Saíram novos dados da guerra das maquininhas. E eles mostram que o aumento da competição está afetando o resultado das companhias, mas não o suficiente para ofuscar o forte crescimento desse mercado.

Estamos falando da empresa de meio de pagamentos PagSeguro, que divulgou na terça-feira (19), depois do fechamento do mercado americano, que o terceiro trimestre foi um período de mudanças na relação com seus clientes, levando a uma queda nas receitas de vendas. Mas isso, nem de longe, deixou a empresa que tem Wesley Safadão e Michel Teló como garotos propaganda com resultados ruins, graças ao crescimento tanto na base de clientes como no número de transações com suas maquininhas. Entre julho e setembro, o lucro líquido subiu 48% na comparação com igual período do ano passado.

Que mudanças aconteceram? Para facilitar a aquisição das maquininhas pelos clientes, a PagSeguro deixou de cobrar pelo equipamento em si e passou a cobrar uma única taxa não reembolsável. Isso provocou uma queda de 53,8% na receita bruta das vendas no terceiro trimestre. O impacto deve ser sentido também no próximo balanço, referente ao quarto trimestre, como já adiantou a empresa. A unificação da Net+Phone, então apenas uma subsidiária da PagSeguro, também pesou sobre as deduções e as contas finais.

E os números operacionais? A companhia encerrou setembro com 5 milhões de clientes ativos, um crescimento de 1,2 milhão nos últimos 12 meses.

O volume total de pagamentos alcançou R$ 29,4 bilhões, uma expansão de 45% sobre o terceiro trimestre de 2018.

A receita líquida de transações e outros serviços somou R$1,4 bilhão, 43,7% acima do obtido entre julho e setembro de 2018.

A PagSeguro citou com destaque a sua operação bancária (PagBank), que em setembro lançou uma conta poupança que rende mais que os equivalentes no mercado. O PagBank encerrou o trimestre com uma base de 1,9 milhão de usuários ativos.

E a concorrência? A Stone, que também tem capital aberto nos Estados Unidos, mas na Nasdaq, divulga o seu resultado do terceiro trimestre nesta quinta-feira (dia 21), depois do fechamento do mercado.

(Com Reuters)
Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.