A JBS, maior produtora de proteína animal do mundo, planeja investir cerca de R$ 8 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos, enquanto se prepara para atender o aumento da demanda por carne no país e no exterior, disse nesta quarta-feira (dia 4) o diretor-presidente da companhia, Gilberto Tomazoni, à Reuters.

A expectativa da empresa é a de que o investimento crie cerca de 25 mil novos empregos. Atualmente, o Brasil tem 130 mil dos cerca de 230 mil funcionários da companhia no mundo.

Por que o otimismo? Segundo o executivo, a despeito de fatores pontuais que elevaram os preços da carne bovina — que é o principal produto da JBS –, como a peste suína africana, um crescimento estrutural da demanda por proteína está em andamento e deve se prolongar pelas próximas décadas. Essa perspectiva justifica os planos de aumento da capacidade das unidades da companhia.

O otimismo com as perspectivas levaram as ações da JBS a subir 135% neste ano.

Há mais informações sobre os investimentos? O orçamento para o período entre 2020 e 2024 contabiliza apenas investimento em expansão orgânica (ou seja, não inclui aquisições). A maior parte dos recursos deve ser empregada para modernização e construção de novas unidades nos segmentos de aves, suínos e processados, que tendem a ampliar a participação no conjunto das receitas da JBS no Brasil nos próximos anos.

Como a empresa levantará dinheiro para os projetos? “A maior parte dos fundos para esses investimentos deve vir da nossa geração de caixa, mas também podemos emitir dívida ou usar o mercado de capitais”, disse Tomazoni. O CEO da JBS exclui, no entanto, uma eventual oferta de ações.

Segundo ele, a execução do plano da JBS deve fazer com que vários dos fornecedores da companhia também façam investimentos de cerca de R$ 5 bilhões para atender o esperado aumento da demanda por produção.

Leia mais: Vai faltar carne na mesa do consumidor brasileiro? Não, mas preços devem continuar subindo

(Com a Reuters)

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.