Brasil e na Argentina estão permitindo “uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os nossos agricultores,” disse o presidente dos EUA, Donald Trump, em um post no Twitter na manhã desta segunda-feira (dia 2).

“Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas sobre aço e alumínio exportados para os EUA a partir desses países”, completou o presidente americano.

“O Federal Reserve também deve agir para que países, e eles são muitos, não tirem mais proveito de nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa,” diz Trump numa outra postagem.

Por que Trump promete aumentar as tarifas? O real desvalorizado torna os produtos brasileiros mais baratos no mercado internacional, o que gera competição mais intensa com os produtores dos EUA. A decisão de Trump seria uma retaliação a esse movimento cambial.

Por que o dólar está mais caro? São vários os fatores, e o 6 Minutos já fez uma reportagem para explicar esse movimento. O que dá para dizer é que o dólar não se valorizou por uma ação deliberada do Banco Central, e, sim, por movimentos do mercado financeiro.

(Com Bloomberg)

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.