A Visa Inc. anunciou que assinou um acordo definitivo para adquirir a Plaid, uma espécie de GuiaBolso dos Estados Unidos e que já opera na Europa. O aplicativo facilita o compartilhamento de informações financeiras para que consumidores consigam planejar gastos, aumentar as economias e monitorar os investimentos.

Qual o tamanho da transação? A Visa pagará um total de US$ 5,3 bilhões para adquirir a Plaid. Parece muito? Hoje, uma em cada quatro pessoas com uma conta bancária nos EUA usou o Plaid para se conectar a mais de 2.600 aplicativos de fintechs em mais de 11.000 instituições financeiras.

Por que a Visa está comprando a Plaid? Para agregar valor aos produtos e serviços que vende. A conectividade entre instituições financeiras se tornou peça chave para o mercado em que operam tanto a Visa quanto a Plaid. 75% dos consumidores com acesso à internet no mundo usaram um aplicativo de uma fintech para iniciar alguma movimentação de dinheiro em 2019, muito acima do índice de 18% em 2015.

O que essa aquisição significa? A Visa está conseguindo identificar novas oportunidades no mercado internacional e, ao se combinar com a Plaid, a operadora de cartões e de meios de pagamento alavanca sua oferta de recursos avançados de pagamento e serviços de valor agregado relacionados aos desenvolvedores de fintechs. “A combinação da Visa com a Plaid nos colocará no epicentro do mundo das fintech, expandindo nosso mercado e acelerando nossa trajetória de crescimento de receita a longo prazo”, diz Al Kelly, CEO da Visa.

Quais os detalhes da negociação? A transação está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento. A Visa financiará a transação com dinheiro em caixa e emissão de dívida no momento apropriado e espera-se que a transação seja concluída nos próximos três a seis meses. Não há previsão de impacto no programa de recompra de ações ou na política de dividendos anunciados anteriormente pela Visa.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.