O Google surpreendeu o mercado ao anunciar a compra da Fitbit por US$ 2,1 bilhões na sexta-feira (dia 1). A empresa americana fundada em 2007 é uma das maiores do mercado americano e do mundial em smartwatches (relógios inteligentes) e em pulseiras com tecnologia para medir dados de saúde e de atividade física dos seus usuários.

O que o Google enxergou na Fitbit? O mercado de wearables (equipamentos que podem ser vestidos e se conectam à internet) é um dos que mais crescem no mundo, mas a gigante de tecnologia corre atrás da Apple e da Samsung, para citar duas gigantes mundiais. A compra da Fitbit deixa o Google bem posicionado nessa disputa.

A marca chinesa Xiaomi domina o mercado global de wearables (vestíveis), com fatia de mercado de 17,3% no segundo trimestre, seguida pela Apple. A Fitbit tem 10% do mercado, segundo dados da International Data.

O que disse o Google? A empresa disse que enxerga uma oportunidade em produtos “Made by Google” no mercado e quer investir mais em tecnologia . A empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin já havia anunciado um acordo para comprar a propriedade intelectual da Fossil, relacionada à tecnologia de smartwatches, no início deste ano.

Mostruário com relógios e pulseiras da Fitbit em loja nos Estados Unidos

Como o negócio foi avaliado por analistas? “Acreditamos que o Google é um encaixe natural. Os amplos dados de saúde e de preparo físico, juntamente com os 28 milhões de usuários ativos na plataforma Fitbit, oferecem um valor tremendo”, escreveram analistas da Craig Hallum em nota distribuída a clientes.

O que os relógios e as pulseiras da Fitbit são capazes de fazer? Os dispositivos fitness da Fitbit monitoram o número de passos dos usuários, as calorias queimadas e a distância percorrida a cada atividade, dia ou período maior de tempo. Eles também medem a duração e qualidade do sono e a frequência cardíaca.

Dados de usuários do Fitbit poderão ser usados para empresas de artigos esportivos? A Fitbit disse que dados de seus usuários não serão usados para anúncios do Google. O Google disse que dará aos usuários do Fitbit a opção de revisar, mover ou excluir seus dados. A empresa disse que será transparente sobre os dados que coleta nos wearables.

(Com a Reuters)

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