Foi quase, mas o histórico lançamento do primeiro foguete tripulado a sair de solo americano após 9 anos precisou ser adiado para sábado (30) por causa do clima. O veículo espacial que levará os astronautas da NASA de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, até a ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) foi construído pela SpaceX, empresa do magnata Elon Musk (isso, o mesmo da Tesla).

 

O foguete Falcon 9 deve partir do Centro Espacial Kennedy levando Doug Hurley e Bob Behnken para uma jornada de 19 horas a bordo da Crew Dragon, cápsula recém-projetada pela empresa, rumo à ISS. Os astronautas farão parte da missão Demo-2.

O que é a Estação Espacial Internacional? A ISS é um laboratório no espaço que fica na órbita da Terra e, entre outras coisas, auxilia agências espaciais do mundo todo a estudar os efeitos da ausência de gravidade no corpo humano e simular condições de futuras colonizações em outros planetas, por exemplo.

Por que a missão é importante? Segundo o chefe da agência espacial, Jim Bridenstine, essa é uma chance importante de retomar lançamentos de “astronautas americanos em foguetes americanos em solo americano”. Nos últimos nove anos, os astronautas da Nasa tiveram que pegar carona a bordo da espaçonave russa Soyuz.

Para Musk, o lançamento de hoje representa outro marco dos foguetes reutilizáveis, dos quais sua empresa foi pioneira, concebidos para tornar as viagens espaciais mais baratas e frequentes. Ele também marcará a primeira vez em que veículos espaciais para fins comerciais cuja posse e operação cabem a uma entidade privada, e não a Nasa, colocaram norte-americanos em órbita.

(Com Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.com.br/whatsapp.