A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, disse limitar a quantidade de tempo que seus filhos passam assistindo a vídeos na plataforma. Mãe de cinco crianças, Susan autoriza os pequenos a utilizarem apenas a versão infantil da plataforma, o YouTube Kids.

“Permito que meus filhos mais novos usem o YouTube Kids, mas limito a quantidade de tempo que eles usam. Acho que muita coisa não é boa”, disse ela em entrevista ao canal CBS News no domingo (1º).

Essa não é a primeira vez que a CEO fala sobre reduzir o tempo seus filhos passam conectados. No início de 2019, Susan contou levava os celulares dos filhos, principalmente quando estavam em férias. A medida era um esforço para ajudá-los a “se concentrarem em estar presentes”.

Qual a diferença do YouTube Kids? É uma plataforma separada do YouTube, com  conteúdo direcionado as crianças. Há uma curadoria para proteger os jovens usuários de vídeos inapropriados. No entanto, não é um sistema infalível.

No ano passado, o Business Insider encontrou vídeos de teoria da conspiração recomendados pelo aplicativo. Em 2017, o New York Times alertou sobre conteúdos perturbadores que circulavam livremente na plataforma – os vídeos em questão mostravam personagens de desenhos animados morrendo de formas horríveis.

O YouTube já foi muito criticado pela forma como direciona as crianças na plataforma. Em setembro, a plataforma pagou US$ 170 milhões à FTC (The Federal Trade Commission) por reunir ilegalmente dados de crianças. A empresa anunciou que lançaria regras mais rígidas em torno do conteúdo infantil, como deixar de veicular anúncios personalizados em vídeos direcionado a esse público.

Susan Wojcicki não é a única CEO de tecnologia a impor regras no tempo de exibição de seus filhos. O CEO do Google, Sundar Pichai, não permite que seu filho de 11 anos tenha celular. Já o fundador do Snapchat, Evan Spiegel, autoriza que os filhos fiquem apenas uma hora e meia na frente das telas por semana.

Quer receber nossos boletins e notícias pelo Whatsapp? É só clicar no link abaixo com o seu celular e você já estará no nosso grupo.