Donos de cartões Mastercard também poderão usar seus cartões de crédito e débito para pagar por aproximação o bilhete do MetrôRio. Até agora, as estações do metrô aceitavam o pagamento por aproximação apenas de cartões Visa.

“Já aceitamos cartões por aproximação desde abril de 2019 e a partir de agora aceitaremos Mastercard. Continuaremos trazendo inovações e facilidades aos nossos clientes” disse Charles de Sirovy, diretor comercial do MetrôRio.

Como assim por aproximação? Podem ser usados dessa forma os cartões que possuem tecnologia NFC (Near Field Communication), que permitem o pagamento por aproximação. Basta aproximar o cartão do validador da catraca do metrô.

Vai ter maquininha na catraca? A solução de pagamento da Cielo já está incorporada ao leitor da catraca. “É como se houvesse uma maquininha da Cielo embarcada nas catracas do metrô, tornando o pagamento mais ágil e cômodo para os passageiros”, afirma Paulo Caffarelli, presidente da Cielo.

Funciona só com cartões? Não. A Mastercard diz que o pagamento por aproximação também estará disponível em smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.

Qual a vantagem do pagamento de aproximação em relação aos bilhetes de transporte municipais? A vantagem é a praticidade: o usuário pode usar o mesmo cartão que usa para fazer compras para pagar a passagem de metrô ou ônibus.

Como está o uso dessa tecnologia no transporte? Várias cidades adotaram o pagamento por aproximação no transporte público. São Paulo realiza desde o ano passado um teste em algumas linhas de ônibus.

A Mastercard realizou o primeiro projeto em 2017 em todos os ônibus da frota da cidade de Jundiaí (SP). A empresa também desenvolveu uma parceria com a SuperVia, possibilitando que passageiros realizem pagamentos por aproximação  em diversas estações de trem do Rio de Janeiro.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.com.br/whatsapp.